quinta-feira, 24 de junho de 2010

SD com uso de celular

Sequência Didática – 9º ano
Cultura Goiana

Autores: Alexandre Santiago Gomes1
Ana Paula Gomes de Oliveira2
Marco Aurélio Pedrosa de Melo3
Neville Júlio Vilasboas Santos4
Regina E. de J. S. Rodrigues5

“Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina.”
Cora Coralina


Disciplinas:

História, Geografia e ou Língua Portuguesa.

Número Previsto de Aulas: 6

Expectativas de ensino e aprendizagem:

Investigar as principais características da cultura goiana;
Conhecer e aplicar tecnologias áudio-visuais no processo de aprendizagem;
Produzir um vídeo clipe educativo com nos temas explorados.

Recursos:

Textos literários;
Computadores com acesso a internet;
Celulares com câmera;
Câmeras Digitais;
Livros Didáticos (História, Português, Sociologia, Geografia, Ensino Religioso etc.).

Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios:


1º Momento:

Fazer uma roda de conversa com os estudantes para diagnosticar entre eles conhecimentos a respeito das memórias e lembranças que seus respectivos pais, avós e outros idosos têm sobre o modo de vida no meio rural. Caso não apresentem o supracitado conhecimento, fazer uma discussão levantando o imaginário que os estudantes têm da realidade do meio rural no passado.

2º Momento:

Verificar no fim da roda de conversa qual o nível de acesso e domínio que os estudantes têm de mídias e materiais áudio-visuais que facilitam a comunicação e o dia-a-dia da sociedade. Pedir aos alunos para trazerem as tecnologias disponíveis a eles (aparelhos de telefone celular).

Ampliação dos Conhecimentos:


Mostrar as semelhanças e diferenças entre os dispositivos tecnológicos (aparelhos de telefone celular) e levantar as possibilidades de uso que eles possuem.

Exibir o vídeo “Vida de Boi” (ver apêndice). Analisar, juntamente com os estudantes, as possibilidades do uso das tecnologias para trabalhar o tema “Cultura Goiana”.

Utilizar um texto ou trecho de obra que traga o conceito de cultura (Roque Laraia, Cultura um conceito antropológico). Também buscar autores de poemas ou histórias regionalistas como Hugo de Carvalho Ramos, Bariani Ôrtencio, Carmo Bernardes (Quarto crescente - Relembraças), Cora Coralina entre outros.

Para trabalhar as obras regionalistas sugeridas acima, o professor poderá explorar os seguintes temas:

contexto rural e urbano;
cultura;
desenvolvimento social e econômico;
religiosidade popular;
literatura e regionalismo;
meio ambiente;
modernização;
tradição e folclore.

Para as próximas aulas solicite aos estudantes que fotografem momentos, contextos, eventos que remetam à Cultura Goiana, utilizando preferencialmente seus celulares ou câmeras digitais. Peça que tragam as fotografias gravadas em CDs ou pen-drives. Se algum estudante trouxer as fotografias e filmagens na câmera digital, deverá trazer também o CD de instalação e cabos próprios para transferência. É importante solicitar que os estudantes tragam músicas que possam ser utilizadas na produção dos vídeos.

Sistematização dos Conhecimentos:


1º Momento:

Pedir aos estudantes que se organizem em grupos de até 4 (quatro) integrantes. Caso algum grupo não tenha feito fotos ou filmagens, empreste algum dispositivo para ele ou sugira que busquem imagens na internet para montarem seus respectivos vídeos.

Levar os estudantes até o Laboratório de Informática e pedir para descarregarem as fotografias numa pasta no computador. Utilizar um editor de vídeo (se Windows - Movie Maker, se Linux – outros). Ao fazer uso das tecnologias, o professor precisa saber qual o nível de conhecimento dos alunos em relação aos softwares. Caso haja alunos com maior domínio das tecnologias digitais, poderá pedir a estes que auxiliem os colegas na produção. Os estudantes terão liberdade de organizar a sequência de fotografias ou de filmagem na edição.

Todo trabalho de edição com narrativas e inserção de textos deve ser produzido pelo aluno. O professor pode orientar na construção dos textos, pois a escrita e reescrita são fatores importantes para as expectativas de aprendizagem.

2º Momento:

Apresentar a toda comunidade escolar os vídeos produzidos pelos estudantes.

Avaliação:

Considerando ser a avaliação um processo contínuo, é basilar que a mesma perpasse todas as atividades propostas. Assim feito o professor(a) poderá mensurar alcances e diagnosticar dificuldades dos estudantes, o que permitirá replanejar seu trabalho pedagógico e promover, de fato, um bom trabalho.

Referências e Sugestões de Leitura:

Bernardes, Carmo. Quarto crescente – Relembranças. Goiânia: UFG, 1985.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2006.
CORALINA, Cora. Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1965.
GOIÁS. Reorientação Curricular do 1º ao 9º ano – Currículo em Debate - Matrizes Curriculares - Caderno 5. Goiânia: 2008.
LARAIA, Roque. Cultura - um conceito antropológico. São Paulo: Brasiliense, 1989.
RAMOS, Hugo de Carvalho. Obras Completas. São Paulo: Panorama, 1950.
ORTÊNCIO, Bariani. Sertão sem fim. São Paulo: Editora São José,1965.



APÊNDICE

VIDA DE BOI

Boi andante,
Carrega o mundo e a produção,
O peso faz barulho,
A roda avisa - canção.

Sol escaldante,
Anda lento e com empenho,
Cana, açúcar,
Álcool, garapa - engenho.

Trabalho incessante,
Fim da vida,
Religião, Pai Eterno,
Descansa - lida.

Autores do poema:
Alexandre Santiago Gomes
Professor de Educação Física da Coordenação de Ensino Médio – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Ana Paula Gomes de Oliveira
Professora de Língua Inglesa do Núcleo de Desenvolvimento Curricular – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Marco Aurélio Pedrosa de Melo
Professor de Sociologia do Núcleo de Desenvolvimento Curricular – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Neville Júlio Vilasboas Santos
Professor de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – Colégio Estadual Jardim Guanabara.

Regina E. de J. S. Rodrigues
Professora de Matemática da Coordenação de Ensino Médio – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

3 comentários:

  1. uau colegas!
    este plano de aula nós precisamos divulgar também em nosso portal do ensino médio.
    parabéns pelo trabalho em conjunto!

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  2. Adorei esta experiência...
    Novidade, trabalho em grupo!
    Obrigada pela oportunidade!

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