Sequência Didática – 9º ano
Cultura Goiana
Autores: Alexandre Santiago Gomes1
Ana Paula Gomes de Oliveira2
Marco Aurélio Pedrosa de Melo3
Neville Júlio Vilasboas Santos4
Regina E. de J. S. Rodrigues5
“Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina.”
Cora Coralina
Disciplinas:
História, Geografia e ou Língua Portuguesa.
Número Previsto de Aulas: 6
Expectativas de ensino e aprendizagem:
Investigar as principais características da cultura goiana;
Conhecer e aplicar tecnologias áudio-visuais no processo de aprendizagem;
Produzir um vídeo clipe educativo com nos temas explorados.
Recursos:
Textos literários;
Computadores com acesso a internet;
Celulares com câmera;
Câmeras Digitais;
Livros Didáticos (História, Português, Sociologia, Geografia, Ensino Religioso etc.).
Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios:
1º Momento:
Fazer uma roda de conversa com os estudantes para diagnosticar entre eles conhecimentos a respeito das memórias e lembranças que seus respectivos pais, avós e outros idosos têm sobre o modo de vida no meio rural. Caso não apresentem o supracitado conhecimento, fazer uma discussão levantando o imaginário que os estudantes têm da realidade do meio rural no passado.
2º Momento:
Verificar no fim da roda de conversa qual o nível de acesso e domínio que os estudantes têm de mídias e materiais áudio-visuais que facilitam a comunicação e o dia-a-dia da sociedade. Pedir aos alunos para trazerem as tecnologias disponíveis a eles (aparelhos de telefone celular).
Ampliação dos Conhecimentos:
Mostrar as semelhanças e diferenças entre os dispositivos tecnológicos (aparelhos de telefone celular) e levantar as possibilidades de uso que eles possuem.
Exibir o vídeo “Vida de Boi” (ver apêndice). Analisar, juntamente com os estudantes, as possibilidades do uso das tecnologias para trabalhar o tema “Cultura Goiana”.
Utilizar um texto ou trecho de obra que traga o conceito de cultura (Roque Laraia, Cultura um conceito antropológico). Também buscar autores de poemas ou histórias regionalistas como Hugo de Carvalho Ramos, Bariani Ôrtencio, Carmo Bernardes (Quarto crescente - Relembraças), Cora Coralina entre outros.
Para trabalhar as obras regionalistas sugeridas acima, o professor poderá explorar os seguintes temas:
contexto rural e urbano;
cultura;
desenvolvimento social e econômico;
religiosidade popular;
literatura e regionalismo;
meio ambiente;
modernização;
tradição e folclore.
Para as próximas aulas solicite aos estudantes que fotografem momentos, contextos, eventos que remetam à Cultura Goiana, utilizando preferencialmente seus celulares ou câmeras digitais. Peça que tragam as fotografias gravadas em CDs ou pen-drives. Se algum estudante trouxer as fotografias e filmagens na câmera digital, deverá trazer também o CD de instalação e cabos próprios para transferência. É importante solicitar que os estudantes tragam músicas que possam ser utilizadas na produção dos vídeos.
Sistematização dos Conhecimentos:
1º Momento:
Pedir aos estudantes que se organizem em grupos de até 4 (quatro) integrantes. Caso algum grupo não tenha feito fotos ou filmagens, empreste algum dispositivo para ele ou sugira que busquem imagens na internet para montarem seus respectivos vídeos.
Levar os estudantes até o Laboratório de Informática e pedir para descarregarem as fotografias numa pasta no computador. Utilizar um editor de vídeo (se Windows - Movie Maker, se Linux – outros). Ao fazer uso das tecnologias, o professor precisa saber qual o nível de conhecimento dos alunos em relação aos softwares. Caso haja alunos com maior domínio das tecnologias digitais, poderá pedir a estes que auxiliem os colegas na produção. Os estudantes terão liberdade de organizar a sequência de fotografias ou de filmagem na edição.
Todo trabalho de edição com narrativas e inserção de textos deve ser produzido pelo aluno. O professor pode orientar na construção dos textos, pois a escrita e reescrita são fatores importantes para as expectativas de aprendizagem.
2º Momento:
Apresentar a toda comunidade escolar os vídeos produzidos pelos estudantes.
Avaliação:
Considerando ser a avaliação um processo contínuo, é basilar que a mesma perpasse todas as atividades propostas. Assim feito o professor(a) poderá mensurar alcances e diagnosticar dificuldades dos estudantes, o que permitirá replanejar seu trabalho pedagógico e promover, de fato, um bom trabalho.
Referências e Sugestões de Leitura:
Bernardes, Carmo. Quarto crescente – Relembranças. Goiânia: UFG, 1985.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2006.
CORALINA, Cora. Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1965.
GOIÁS. Reorientação Curricular do 1º ao 9º ano – Currículo em Debate - Matrizes Curriculares - Caderno 5. Goiânia: 2008.
LARAIA, Roque. Cultura - um conceito antropológico. São Paulo: Brasiliense, 1989.
RAMOS, Hugo de Carvalho. Obras Completas. São Paulo: Panorama, 1950.
ORTÊNCIO, Bariani. Sertão sem fim. São Paulo: Editora São José,1965.
APÊNDICE
VIDA DE BOI
Boi andante,
Carrega o mundo e a produção,
O peso faz barulho,
A roda avisa - canção.
Sol escaldante,
Anda lento e com empenho,
Cana, açúcar,
Álcool, garapa - engenho.
Trabalho incessante,
Fim da vida,
Religião, Pai Eterno,
Descansa - lida.
Autores do poema:
Alexandre Santiago Gomes
Professor de Educação Física da Coordenação de Ensino Médio – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.
Ana Paula Gomes de Oliveira
Professora de Língua Inglesa do Núcleo de Desenvolvimento Curricular – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.
Marco Aurélio Pedrosa de Melo
Professor de Sociologia do Núcleo de Desenvolvimento Curricular – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.
Neville Júlio Vilasboas Santos
Professor de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – Colégio Estadual Jardim Guanabara.
Regina E. de J. S. Rodrigues
Professora de Matemática da Coordenação de Ensino Médio – Superintendência de Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.
uau colegas!
ResponderExcluireste plano de aula nós precisamos divulgar também em nosso portal do ensino médio.
parabéns pelo trabalho em conjunto!
Adorei esta experiência...
ResponderExcluirNovidade, trabalho em grupo!
Obrigada pela oportunidade!
Parabéns !
ResponderExcluirAtividade muito boa.
Amei !
Altamira