sexta-feira, 25 de junho de 2010
Goiás Educação e Arte Digital: SD com uso de celular
quinta-feira, 24 de junho de 2010
História do carro de boi
Tema: Projeto: História do carro de boi
Autores: Casulaine Fátima de Moura Sousa
Danuza Rodrigues de Moraes Borges
Glaurice Vieira Palhares
Meire de Fátima A e S. Cândido
Réginer Aparecida Garcia Naves Faria
Disciplinas: História, Língua Portuguesa, Arte, Música, Geografia e Matemática.
Tempo de duração: 3 meses
Público alvo: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental
Objetivos: Resgatar a história do carro de boi.
Realização das atividades: serão divididas por turmas.
Ações a serem desenvolvidas:
Pesquisa, utilizando as mídias, sobre a história do carro de boi.
Entrevista com moradores mais antigos sobre o uso do carro de boi.
Casos contados sobre a época dos carro de bois, pelos moradores.
Pesquisas sobre músicas cantadas pelos carreiros (Internet, Youtube e pesquisa de campo).
Promover festival de músicas típicas da época.
Realizar pesquisa para saber quais municípios goianos que ainda utilizam o carro de boi e com quais objetivos, utilizando o google maps, criando mapas com marcadores com links.
Criar uma maquete do carro de boi e fotografar as etapas de sua cosntrução.
Visitar museus, fazendas, onde possui caro de boi e fotografar os locais visitados.
Fazer uma linha de tempo sobre a evolução dos meios de transportes.
As atividades serão realizadas uitlizando as tecnologias e mídias para gravações, edição de vídeo e fotografias.
Construção de um blog pelos alunos.
Sequência didática: Violência na Escola
Abordagem: Levar os alunos a identificarem as várias formas de violência no ambiente escolar.
Recursos: Sala de aula, laboratório de informática, blog, vídeo de bolso, celular com câmera.
Atividade
1 – Apresentar uma reportagem de revista sobre um caso de violência ocorrido na escola.
Professor pode estimular um debate sobre o comportamento que é evidenciado na matéria jornalística.
2 – Dividir os alunos em grupo de até 5 pessoas
3 – Cada grupo vai escrever um roteiro de ficção a partir de uma situação de violência; Esse roteiro vai orientar a produção de um vídeo de até 2 minutos usando desenhos em sala de aula.
4- Cada grupo deverá postar o vídeo no Youtube.
5- Após a postagem cada grupo deverá postar o vídeo no blog da turma (que deverá ser criado anteriormente), será lançado à partir daí a proposta para discussões sobre o assunto na parte de comentários do Blog.
6- Aqui, o trabalho continuará individualmente. Cada aluno deverá acessar o blog da turma e comentar sobre o assunto em pauta nos “Comentários”.
7- Será lançada uma enquete no Blog com o tema: “Em nossa escola tem algum caso de Bullying?”
SD - Regras Ortográficas
Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivo:
Integrar o conteúdo curricular com as mídias;
Incentivar o estudo e uso das regras ortográficas na Escola pelos alunos;
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Metodologia:
Apresentar o conteúdo aos alunos por meio de um vídeo do youtube e por aulas expositivas;
Dividir os alunos em grupo;
Organizar uma entrevista na sala de aula para saber quais regras ortográficas estão sendo mais usadas pelos alunos da escola;
Fazer a entrevista usando o celular para gravar os entrevistados;
Socializar os vídeos em sala de aula através da distribuição dos vídeos com uso do bluetooth;
Criar um blog sobre as regras ortográficas;
Montar e editar vídeo no Movie Maker;
Publicar os vídeos no Blog sobre as regras ortográficas e no youtube;
Pesquisar no Google Jogos Pedagógicos sobre as regras ortográficas;
Participar de um jogo pedagógico;
Criar uma enquete no blog para os alunos da escola votar;
Recursos Materiais
Celulares
Câmeras digitais
Laboratório de Informática
Internet
Blog
Jogos Pedagógicos;
Sugestões de sites para visitas:
Game da Reforma Ortográfica
Youtube
Tempo de realização:
10 aulas de 50 minutos cada.
Avaliação
Espera-se que os alunos, ao final das atividades, compreendam o uso das regras ortográficas, quais suas aplicações na Língua e a desenvolver habilidades no uso de recursos tecnológicos existentes na escola.
O Canto do Carro de Boi
Trecho do poema "O Canto do Carro de Boi"
Autor:Paulo Roberto Moura Castro
Este video é uma boa sugestão aos professores para trabalhar pedagogicamente vários assuntos como: meios de transportes, cultura popular, regionalismo e tradições, fazendo valer a interdisciplinariedade nas várias áreas do conhecimento - geografia, história, literatura e artes.