sexta-feira, 25 de junho de 2010

Goiás Educação e Arte Digital: SD com uso de celular

Goiás Educação e Arte Digital: SD com uso de celular: "Sequência Didática – 9º ano Cultura Goiana Autores: Alexandre Santiago Gomes1 Ana Paula Gomes de Oliveira2 Marco Aurélio Pedrosa de Melo3 N..."

quinta-feira, 24 de junho de 2010

História do carro de boi

Tema: Projeto: História do carro de boi

Autores: Casulaine Fátima de Moura Sousa

Danuza Rodrigues de Moraes Borges

Glaurice Vieira Palhares

Meire de Fátima A e S. Cândido

Réginer Aparecida Garcia Naves Faria

Disciplinas: História, Língua Portuguesa, Arte, Música, Geografia e Matemática.

Tempo de duração: 3 meses

Público alvo: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental

Objetivos: Resgatar a história do carro de boi.

Realização das atividades: serão divididas por turmas.

Ações a serem desenvolvidas:

  1. Pesquisa, utilizando as mídias, sobre a história do carro de boi.

  2. Entrevista com moradores mais antigos sobre o uso do carro de boi.

  3. Casos contados sobre a época dos carro de bois, pelos moradores.

  4. Pesquisas sobre músicas cantadas pelos carreiros (Internet, Youtube e pesquisa de campo).

  5. Promover festival de músicas típicas da época.

  6. Realizar pesquisa para saber quais municípios goianos que ainda utilizam o carro de boi e com quais objetivos, utilizando o google maps, criando mapas com marcadores com links.

  7. Criar uma maquete do carro de boi e fotografar as etapas de sua cosntrução.

  8. Visitar museus, fazendas, onde possui caro de boi e fotografar os locais visitados.

  9. Fazer uma linha de tempo sobre a evolução dos meios de transportes.

  10. As atividades serão realizadas uitlizando as tecnologias e mídias para gravações, edição de vídeo e fotografias.

  11. Construção de um blog pelos alunos.



Sequência didática: Violência na Escola

Tema: Violência nas Escola

Abordagem: Levar os alunos a identificarem as várias formas de violência no ambiente escolar.

Recursos: Sala de aula, laboratório de informática, blog, vídeo de bolso, celular com câmera.

Atividade

1 – Apresentar uma reportagem de revista sobre um caso de violência ocorrido na escola.
Professor pode estimular um debate sobre o comportamento que é evidenciado na matéria jornalística.

2 – Dividir os alunos em grupo de até 5 pessoas

3 – Cada grupo vai escrever um roteiro de ficção a partir de uma situação de violência; Esse roteiro vai orientar a produção de um vídeo de até 2 minutos usando desenhos em sala de aula.

4- Cada grupo deverá postar o vídeo no Youtube.

5- Após a postagem cada grupo deverá postar o vídeo no blog da turma (que deverá ser criado anteriormente), será lançado à partir daí a proposta para discussões sobre o assunto na parte de comentários do Blog.

6- Aqui, o trabalho continuará individualmente. Cada aluno deverá acessar o blog da turma e comentar sobre o assunto em pauta nos “Comentários”.

7- Será lançada uma enquete no Blog com o tema: “Em nossa escola tem algum caso de Bullying?”

SD - Regras Ortográficas

Conteúdo: REGRAS ORTOGRÁFICAS

Disciplina: Língua Portuguesa

Objetivo:
Integrar o conteúdo curricular com as mídias;
Incentivar o estudo e uso das regras ortográficas na Escola pelos alunos;
Desenvolver a linguagem oral e escrita.


Metodologia:

Apresentar o conteúdo aos alunos por meio de um vídeo do youtube e por aulas expositivas;
Dividir os alunos em grupo;
Organizar uma entrevista na sala de aula para saber quais regras ortográficas estão sendo mais usadas pelos alunos da escola;
Fazer a entrevista usando o celular para gravar os entrevistados;
Socializar os vídeos em sala de aula através da distribuição dos vídeos com uso do bluetooth;
Criar um blog sobre as regras ortográficas;
Montar e editar vídeo no Movie Maker;
Publicar os vídeos no Blog sobre as regras ortográficas e no youtube;
Pesquisar no Google Jogos Pedagógicos sobre as regras ortográficas;
Participar de um jogo pedagógico;
Criar uma enquete no blog para os alunos da escola votar;


Recursos Materiais

Celulares
Câmeras digitais
Laboratório de Informática
Internet
Blog
Jogos Pedagógicos;

Sugestões de sites para visitas:
Game da Reforma Ortográfica
Youtube


Tempo de realização:
10 aulas de 50 minutos cada.

Avaliação

Espera-se que os alunos, ao final das atividades, compreendam o uso das regras ortográficas, quais suas aplicações na Língua e a desenvolver habilidades no uso de recursos tecnológicos existentes na escola.

trabalho de história de Goiás


Visualizar Trabalho de História de Goiás em um mapa maior

A RODA QUE RODA

O Canto do Carro de Boi

Quem ouviu, ouviu. Quem não ouviu, não ouve mais. Parece que onde chegam as técnicas e tecnologias de fazer tudo mais depressa, como se o mundo fosse acabar ontem, a poesia acaba desmantelada. Porque o carro de boi não canta por boniteza, somente. Canta por precisão. A vida do carro está na cantiga. Carro de boi, de pau, que não canta, não é carro. É tranqueira com rodas, coisa morta, desservida de encantamento.

Trecho do poema "O Canto do Carro de Boi"
Autor:Paulo Roberto Moura Castro








Este video é uma boa sugestão aos professores para trabalhar pedagogicamente vários assuntos como: meios de transportes, cultura popular, regionalismo e tradições, fazendo valer a interdisciplinariedade nas várias áreas do conhecimento - geografia, história, literatura e artes.